Óbvio que a alimentação sozinha não faz nenhum milagre, pois precisa estar associada a um conjunto de boas ações para a nossa saúde, corpo e mente. Então vem com a gente que tem dicas ótimas para se nutrir bem e relaxar.
Café da manhã
Invista em cereais, grãos integrais, leite e seus derivados, sempre em porções moderadas, já que durante a quarentena a tendência é ficar menos ativo. Já o pão, opte pela versão integral que é rica em fibras e auxilia no funcionamento intestinal. Outra boa opção são as proteínas (ovos, queijo magro), sucos e frutas, ricos em vitaminas e minerais.
No almoço
Monte sempre pratos coloridos, com verduras, legumes, hortaliças e boas fontes de carboidrato como arroz integral. Proteínas como peixe, frango e patinho são as mais indicadas por serem proteínas magras.
No lanche
Vale substituir alimentos gordurosos e pesados por Smoothies de iogurte com frutas, vitaminas com aveia, sementes e castanha. Além de substituir os doces por sua fruta preferida, por exemplo.
No jantar
Consuma fontes de carboidrato como batata doce, mandioca ou inhame. As proteínas magras (peixe, frango, patinho) são as mais indicadas. Leves, saudáveis e práticas, sopas e caldos também são boas opções para o jantar. E tem também a tapioca que é uma opção saudável para ser consumida em qualquer refeição.
Uma boa noite de sono
Ter um sono de qualidade ajuda a reduzir os níveis de estresse. Antes de dormir, tome um chá de camomila que vai te ajudar a relaxar. Se tiver fome, opte por um iogurte com castanhas ou uma fruta com semente, como por exemplo, goiaba ou kiwi.
Banho de sol
A vitamina D é um importante reforço para o sistema imunológico, por isso, aproveite janela que bata sol, a varanda e colocar as crianças para brincar próximas dessa janela. Enquanto brincam, tomam um pouco de sol para ajudar no reforço do sistema imunológico.
Se distraia
Ler um livro, cozinhar, brincar com seu pet, ouvir uma música que você gosta, meditar, organizar o armário, se exercitar – muitos profissionais estão disponibilizando treinos para fazer em casa. Todas essas atividades são boas alternativas para se distrair e relaxar.
Nossas dicas foram pautadas no Guia Alimentar para a População Brasileira e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde.
Cuide-se! =)