Você sabia que o óleo de coco pode ser um aliado para proteção e equilíbrio da região íntima feminina?
Dentre as substâncias que apresentam maior potencial para o desenvolvimento dos chamados fitocosméticos, se destaca o óleo de coco extravirgem. Considerado por pesquisadores como uma substância extremamente versátil, com diversas ações benéficas comprovadas para as mais diferentes aplicações em saúde, o óleo de coco vem ganhando espaço entre profissionais de saúde incluindo ginecologistas e no meio científico pelos seus muitos benefícios, que vão muito além do alto poder de restauração capilar, com benefícios comprovados para a pele e outras aplicações estéticas.
Segundo a Drª Jackeline Alecrim, farmacologista especialista em Cosmética Avançada e Produtos naturais, o óleo de coco extravirgem pode trazer muitos benefícios para a região íntima feminina.
“A mucosa genital é sensível à ação de componentes presentes em sabonetes em geral, água da piscina e até mesmo corantes utilizados nos tecidos usados na confecção de roupas íntimas. Além de favorecer a irritação, algumas substâncias utilizadas na higienização da área podem remover parte do manto hidrolipídico corporal que funciona como uma barreira protetora da nossa pele contra agressões externas. O óleo de coco extravirgem pode ser utilizado como um repositor natural da proteção desta região, já que é composto por lipídeos que são extremamente benéficos para a pele e para o tecido íntimo, apresentando propriedades nutritivas e suavizantes, melhorando a qualidade tecidual e favorecendo o equilíbrio da microbiota local, uma vez que apresenta propriedades anti-inflamatórias e citoprotetoras (substâncias capazes de proteger nossas células e nossos tecidos)”, revela a pesquisadora.
Além dos benefícios para a saúde da região genital, a Drª Jackeline Alecrim também indica o uso do óleo de coco como lubrificante íntimo, oferecendo benefícios acima dos lubrificantes disponíveis no mercado: “O óleo de coco extravirgem puro, prensado a frio e 100% natural, apresenta alta quantidade e qualidade lipídica e pode ser usado também como um lubrificante íntimo natural, que melhora a sensibilidade local favorecendo orgasmos mais intensos, já que otimiza o deslizamento e a utilização melhora a vascularização local, sendo uma excelente opção já que não possui corantes e nem aditivos artificiais”.
Mas apesar de todos os benefícios, ela alerta que é preciso ter certos cuidados para o uso: “O uso do óleo de coco não é recomendado com preservativos de látex, pois o óleo pode alterar sua permeabilidade.”
Para uso diário, pode ser aplicado uma pequena quantidade de óleo de coco por toda a região íntima após o banho, como se fosse um hidratante. Não é necessário enxaguar.
O óleo de coco extravirgem ajuda a nutrir, proteger e melhorar a qualidade do tecido da região íntima.